Bem vindo! Welcome! Bienvenue! Willkommen! Bienvenido! Benvenuto!

ousada
Nosso blog foi criado para falar das belezas naturais de nossa região
, da actualidade de Paraty assim que de todas a coisas e lugares que nos amamos!

terça-feira, 21 de junho de 2011

FLIP 2011 - Miguel Nicolelis / Luis Felipe Pondé




"O humano além do humano"

A manipulação da natureza, pela ciência, para a emancipação do homem não acaba, entretanto, com as angústias e a precariedade essencial do ser humano. 
Este é o dilema a ser debatido entre o cientista Miguel Nicolelis e o filósofo Luis Felipe Pondé dia 07/07 às 19:30na mesa intitulada "o humano além do humano".


Miguel Nicolelis, nasceu em São Paulo em 1961 é médico neurocientista, professor titular de neurobiologia e engenharia biomédica do Centro de Neuroengenharia da Duke University. É hoje o cientista brasileiro mais importante com sua pesquisa sobre a fusão entre homens e máquinas, uma esperança para tetraplégicos e pacientes de Parkinson. Seu trabalho com próteses neurais integra a lista das "10 tecnologias que vão mudar o mundo" segundo o Massachussets Institute of Technology.





Luiz Felipe Pondé nasceu no Recife em 1959. É filósofo, doutor pela USP e pela Université de Paris VIII, pós doutor pela Universidade de Tel Aviv. Professor de ciência da religião na PUC-SP e de filosofia na FAAP, colunista da Folha de São Paulo e autor de diversos livros:
"O Homem Insuficiente" (2001)
"Crítica e profecia: filosofia da religião em Dostoiévski" (2003)
"Contra um mundo melhor" (2010)
e estará lançando na FLIP deste ano o livro:
"Para entender o catolicismo hoje" (2011)

Em um texto escrito por Pondé para a revista Serafina da Folha de São Paulo, ele escreve sobre a vida e a morte. "Estamos todos condenados a gargalhada da morte. A diferença é quem ri de volta para ela, dançando, ou quem chora de medo. Por isso Nietzsche dizia que o que move a vida da maioria é o ressentimento diante da gargalhada da morte que nos humilha."
"Aristóteles já dizia que o terror trágico (a desmedida, o desespero, a morte) que toma conta dos heróis nas tragédias gregas, nos contamina e nos enlouquece de paixão por eles. Mas por que? SIMPLESMENTE PORQUE ELES NÃO PARECEM TER MEDO COMO NÓS."






Consultas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário