Bem vindo! Welcome! Bienvenue! Willkommen! Bienvenido! Benvenuto!

ousada
Nosso blog foi criado para falar das belezas naturais de nossa região
, da actualidade de Paraty assim que de todas a coisas e lugares que nos amamos!

sábado, 11 de junho de 2011

FLIP 2011 - David Byrne e Eduardo Alcantara Vasconcellos



À primeira vista é difícil compreender o que David Byrne músico e ex integrante da banda Talking Heeds tem em comum com Eduardo Alcantara Vasconcellos sociólogo, engenheiro e especialista em transporte urbano.
Pesquisando um pouco podemos descobrir que existem sim interesses em comum. Byrne escreveu  um livro sobre bicicleta como meio de transporte e Eduardo Vasconcellos um livro sobre Noel Rosa. 


Na Flip deste ano os dois estarão participando da mesa Tour dos Trópicos que discutirá projetos sobre urbanismo sustentável.

David Byrne nasceu na Escócia em 1942, é músico, compositor e produtor musical, fundou a banda Talking Heads em 1974, sendo uns dos precursores da new wave. Fez a trilha sonora, ganhadora do Oscar, para o filme Último Imperador e produziu álbuns de música caribenha e brasileira incluindo trabalhos com Tom Zé e Margareth Menezes. 
Desde o início da década de 80 tem usado a bicicleta como principal  forma de locomoção em Nova York, cidade onde vive. Quando viaja ou sai em turnê, leva consigo uma bicicleta dobrável. Foi pedalando por cidades como Berlim, São Francisco, Buenos Aires, Istambul que Byrne resolveu registrar suas impressões e observações o que resultou no livro Diários de Bicicleta. Num estilo despojado faz reflexões sobre política, filosofia, música, planejamento urbano, moda, arquitetura local, sexualidade e curiosidades numa visão de quem está sobre duas rodas.


Eduardo Alcantara de Vasconcellos nasceu em São Paulo em 1952 é sociólogo, engenheiro e consultor da Associação Nacional de Transportes Públicos. Tem ministrado cursos sobre impactos ambientais do transporte a técnicos dos setores público e privado de todo o país, tendo lançado diversos livros sobre o assunto: "Circular é Preciso, Viver não é Preciso: a história do trânsito na cidade de São Paulo" de 2002, "Transporte Urbano nos Países Desenvolvidos" de 2003, "Transporte e Meio Ambiente: conceitos e informações para análise de impactos" de 2008, onde  procura identificar quem causa e quem mais sofre com problemas tão diversos quanto a poluição atmosférica e sonora, as doenças decorrentes, os congestionamentos, o consumo de recursos energéticos escassos, os acidentes de trânsito e a ocupação desigual do espaço viário.




Consultas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário