Bem vindo! Welcome! Bienvenue! Willkommen! Bienvenido! Benvenuto!

ousada
Nosso blog foi criado para falar das belezas naturais de nossa região
, da actualidade de Paraty assim que de todas a coisas e lugares que nos amamos!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Festa Ilha do Araújo


48ª Festa de São Pedro e São Paulo na ilha do Araújo




É nesse pequeno vilarejo que acontece uma das mais populares festas de Paraty. O povo caiçara, que tradicionalmente vive da pesca, encontra em São Pedro seu santo protetor e em sua homenagem são realizadas missas, novenas e procissões.
Um dia antes do dia 29/06 (dia de São Pedro e São Paulo) as imagens dos dois santos são levadas, em um barco de pesca pela própria comunidade, da igreja da ilha do Araújo até a Capelinha de Nossa Senhora das Dores, no centro histórico de Paraty.


No domingo seguinte, que este ano será dia 03/07, uma procissão marítima leva as imagens de volta à ilha. Barcos de pesca, baleeiras, saveiros e escunas enfeitados com bandeirinhas coloridas, participam da procissão e de um concurso que premiará os barcos mais enfeitados.
Em meio ao trajeto, os barcos param e recebem a benção do anzol, que é lançado ao mar, para que a pesca seja próspera durante todo o ano.

Comemorando também o fim do defeso do camarão, barracas de comida são montadas e o prato principal é o camarão. Tem bobó, strogonoffe e o tradicional camarão casadinho. 
Durante todo o dia muita música e shows com ciranda e forró, regata de canoas, torneio de futebol e leilão de prendas animam a festa.


consultas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário