Bem vindo! Welcome! Bienvenue! Willkommen! Bienvenido! Benvenuto!

ousada
Nosso blog foi criado para falar das belezas naturais de nossa região
, da actualidade de Paraty assim que de todas a coisas e lugares que nos amamos!

domingo, 8 de maio de 2011

FLIP 2011 - João Ubaldo Ribeiro




João Ubaldo Ribeiro nasceu em Itaparica, na Bahia, em 1941. É escritor, jornalista, roteirista  e professor. Membro da Academia Brasileira de Letras e ganhador do Prêmio Camões de 2008.
Autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, que causou polêmica e ficou proibido em alguns estabelecimentos e Viva o Povo Brasileiro que foi samba enredo da Império da Tijuca em 1987.
Seu estilo literário é basicamente traçado pela ironia e pelo contexto social. Teve também obras adaptadas para televisão e para o cinema.


Juntamente com o curso de direito entrou para o jornalismo como repórter no Jornal da Bahia. Nunca exerceu a profissão de advogado mas lecionou Ciências Políticas na Universidade Federal da Bahia por seis anos quando desistiu da carreira acadêmica e retornou ao jornalismo. 
Com Glauber Rocha editou revistas e jornais culturais e participou do movimento estudantil em 1958.


Passou boa parte da vida no exterior. Nos Estados Unidos (foi estudante e, posteriormente, professor convidado) em Portugal (foi editor da revista Careta) e na Alemanha (publicou crônicas semanais para o jornal Frankfurter Rundschau).


Foi o primeiro autor brasileiro a confirmar presença na FLIP 2011 depois de ter cancelado sua presença em 2004 pelo fato de ter sido tão pouco divulgada sua participação que achou ter sido um engano o convite.


consultas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Ubaldo_Ribeiro
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/04/25/joao-ubaldo-ribeiro-se-prepara-para-flip-lanca-livro-infanto-juvenil-esboca-novo-romance-924314298.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário