Bem vindo! Welcome! Bienvenue! Willkommen! Bienvenido! Benvenuto!

ousada
Nosso blog foi criado para falar das belezas naturais de nossa região
, da actualidade de Paraty assim que de todas a coisas e lugares que nos amamos!

terça-feira, 17 de maio de 2011

FLIP 2011 - valter hugo mãe





valter hugo mãe nasceu em Saurino, Angola, em 1971 e mudou-se, ainda pequeno, para Portugal. Hoje mora em Vila do Conde, uma pequena cidade de 30 mil habitantes no norte de Portugal. Se diz fascinado pelo universo provinciano, gosta das convicções populares, da oralidade das histórias, de como as pessoas inventam, acrescentam e se alimentam de verdades e fantasias misturadas. Gosta da convivência com agricultores e pescadores pois estes falam sem vaidades, apenas com o orgulho da sobrevivência.

Sua obra passou a ser reconhecida depois de receber o prêmio José Saramago em 2007 pelo romance "o remorso de baltazar serapião" e ser elogiado pessoalmente por Saramago que comparou a experiência de lê-lo a "assistir a um novo parto da língua portuguesa".



O livro, lançado este ano no Brasil, utiliza uma linguagem que remete ao portugês medieval e conta a história de uma família camponesa subjulgada por um senhor feudal. Foi a forma encontrada pelo autor de fazer um paralelo entre a Idade Média e a atualidade pois apesar de toda tecnologia vivemos até hoje com as mesmas ilusões, superstições e preconceitos. "Esta narrativa é uma ostentação consciente do horror de sermos ainda humanos de baixa categoria".


Publicou ainda outros três romances:
  • a máquina de fazer espanhóis (2010)
  • o apocalipse dos trabalhadores (2008)
  • o nosso reino (2004) 
Explica desta maneira o uso de minúsculas para seu nome e o de seus livros: "As minúsculas vão ao encontro da oralidade e do modo como pensamos. Pretendem alcançar uma idéia de igualdade e certa aceleração na leitura". Mas esta também não é uma realidade que pretende levar para a vida inteira pois o próximo romance deverá ser lançado usando maiúsculas convencionalmente. "Estou muito interessado em renovar-me tanto quanto me seja possível".


valter hugo mãe é também poeta, ilustrador, letrista e vocalista do grupo governo


Para Miguel Pedro e Antônio Rafael, os outros integrantes do grupo e também integrantes da banda portuguesa "Mão Morta" de que valter hugo mãe é fã desde sua adolescência  ele declara:


"este governo, que espero assustadamente merecer, é todo uma entrega ao miguel pedro e ao antónio rafael do meu grato esforço de fã para que saibam o quanto o trabalho que fizeram e fazem importa para tanta e tanta gente que, como eu, precisa da sua música para viver."




consultas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário