Bem vindo! Welcome! Bienvenue! Willkommen! Bienvenido! Benvenuto!

ousada
Nosso blog foi criado para falar das belezas naturais de nossa região
, da actualidade de Paraty assim que de todas a coisas e lugares que nos amamos!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

FLIP PARATY



FLIP 
(FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY)


LITERALMENTE UMA FESTA!!!

Todos os anos a cidade de Paraty se prepara e se enfeita para receber um dos maiores eventos literários do país e um dos principais festivais literários do mundo. São cinco dias de festa com cerca de 200 eventos que incluem debates com autores mundialmente respeitados, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas entre outras atividades.



No areal do pontal é montada a Tenda dos Autores, auditório com capacidade para 850 pessoas, onde acontece a programação principal. O evento começa com uma conferência de abertura na quarta feira à noite. Nos demais dias (de quinta à domingo) são realizadas vinte mesas que reúnem , para uma conversa informal, convidados dos mais variados horizontes (escritores, cineastas, historiadores, jornalistas e artistas plásticos, entre outros).


Do outro lado do Rio Perequê Açu é montada a Tenda do Telão, com transmissão simultânea e capacidade para 1.400 pessoas. 
Quem não consegue comprar ingressos para a tenda principal  pode acompanhar tudo pelo telão, democratizando ainda mais o acesso à todos aqueles que quiserem acompanhar os debates.


Ao lado da Igreja da Matriz fica a Tenda da Flipinha para mostrar as atividades desenvolvidas ao longo do ano pois a Flipinha tornou-se um programa educativo com ação contínua que acontece de janeiro a dezembro envolvendo alunos e professores da rede escolar pública e privada de Paraty.


Em 2009 criou-se também a FlipZona que assim como a Flipinha é um projeto continuado, envolvendo toda a rede de ensino de Paraty, direcionado aos jovens e que procura promover a aproximação deles com as novas tecnologias da comunicação.  São oficinas de produção e edição de áudio e vídeo, caracterização teatral, produção de textos, animação, videogames, debates com escritores e profissionais da área, etc.


E a Praça? Bom, como diria o poeta: "A praça! A praça é do povo..." e principalmente das crianças. Toda enfeitada oferece inúmeras atividades para a criançada.


 Livros são amarrados nas árvores, mostrando que literatura também pode ser brincadeira de criança.



Os bonecos de papel marchê são um espetáculo à parte. Durante o ano oficinas com crianças e jovens são montadas para a produção de bonecos de personagens da literatura.


Dá pra ver o pinóquio dentro da boca da baleia.


Gabriela sobre o telhado para pegar uma pipa.


Até Iara aparece, iluminada à noite, saindo das águas do rio.


A tenda principal conta também com uma livraria,


 um café,



espaço para exposições



e autógrafos.



Encerrando a festa, a última mesa é a Livro de cabeceira, que reúne diversos autores da programação para lerem seus livros preferidos. 


Se informe, participe!

consultas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário