Bem vindo! Welcome! Bienvenue! Willkommen! Bienvenido! Benvenuto!

ousada
Nosso blog foi criado para falar das belezas naturais de nossa região
, da actualidade de Paraty assim que de todas a coisas e lugares que nos amamos!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Semana Santa - Paraty

Semana Santa
Comemoração católica com celebrações e procissões que datam dos século XVII e XVIII, preservadas até hoje pela comunidade paratiense e uma das festas mais tradicionais da cidade.

Semana Santa - Paraty, Rio de Janeiro

Os festejos iniciam-se no Domingo de Ramos (uma semana antes do Domingo de Páscoa), nesse dia os fiéis levam ramos para serem abençoados durante a missa numa referência a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus. 



Na Quinta-Feira Santa é celebrada a Missa da Ceia do Senhor em comemoração a Última Ceia, quando Jesus oferece seu corpo e sangue antes de ser preso. Nessa missa acontece também a cerimônia do Lava-Pés relembrando que Jesus lavou os pés dos seus apóstolos dizendo que veio para servir e não para ser servido.



A procissão mais esperada é  a Procissão do Fogaréu, simboliza a prisão de Cristo. Os fiéis saem pelas ruas da cidade a partir da meia noite com as luzes dos postes apagadas, carregando tochas e tocando matracas.  




Na Sexta-Feira Santa, no areal do pontal a partir das 21:00hs, temos a encenação do Auto da Paixão que conta a trajetória de Jesus, desde seu nascimento até a sua ressurreição. Escrito e dirigido por Themilton Tavares, "Um Homem Chamado Jesus" conta com a participação de um elenco de aproximadamente 100 pessoas, dentre elas atores profissionais, amadores e moradores de Paraty.



Também na sexta-feira, o Sermão do Descendimento da Cruz e a Procissão do Enterro





No Sábado de Aleluia acontece a Procissão da Ressurreição e no domingo a Missa de Páscoa, celebrando a Ressurreição.



Durante as procissões da Semana Santa e somente nessa época é que imagens e peças sacras com mais de 300 anos de existência podem ser admiradas: como o Senhor dos Passos, o Cristo Crucificado, arte espanhola do século XVIII e a Nossa Senhora da Soledadetodas em  tamanho natural. Essas peças ficam guardadas todo o ano no cofre do Museu de Arte Sacra na Igreja de Santa Rita.




Outra curiosidade são os Passos da Paixão, pequenos altares embutidos nos prédios, fechados por portas que se abrem para a rua e só são abertos na Sexta-Feira Santa durante a Procissão do Encontro.






consultas:
http://www.paraty.com.br/feriados/semanasanta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário