Bem vindo! Welcome! Bienvenue! Willkommen! Bienvenido! Benvenuto!

ousada
Nosso blog foi criado para falar das belezas naturais de nossa região
, da actualidade de Paraty assim que de todas a coisas e lugares que nos amamos!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Paraty Spa Days




Está começando hoje 26/09 e irá até domingo 02/10 uma nova edição do Paraty Spa Days e nós da Eliconial Paraty Pousada estaremos novamente participando. Um espaço relaxante foi preparado no deck, ao lado da piscina e da hidro, para quem quiser fazer uma massagem.



Durante o evento todos os tratamentos do Shambala Day Spa estarão com 50% de desconto.


Doze restaurantes da cidade oferecerão pratos Spa Cuisine a preços promocionais e três escunas estarão oferecendo massagens à bordo.

(Saumon Printanier do Voilà Bistrot)

A novidade nesta edição é a participação especial da Yoga Astral de  Laurent Dauzou com aulas de Acro Yoga e Yoga Livre 





As aulas serão ministradas numa tenda na Praça da Matriz e nas árvores da praça. A programação das aulas de Yoga Astral estão no site abaixo.


Outra novidade é a programação na Quinta do Tié espaço a 6 km de Paraty, no pé da Serra da Bocaina.



Em meio a muito verde acontecerão aulas de Yoga para crianças, Equoterapia, Vinoterapia e um Spa Cuisine Degustação.







quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Paraty em Foco - 2011



7º Festival Internacional 
de Fotografia de Paraty  


A sétima edição do Paraty em Foco acontecerá de 21 a 25/09/2011 e vem com o tema: #Futuro numa deliberada formatação twitiana trazendo o mundo digital como meio de produção, difusão  e linguagem.
Encontros/Entrevistas: o festival propõe cinco dias de intensa atividade, uma verdadeira Babel Imagética. Serão 14 encontros/entrevistas, compondo mesas de duas a quatro pessoas. 


O sul-africano Pieter Hugo participará da mesa Futuro Possívelque abrirá  o evento na quarta-feira, dia 21/09 às 19h.
De Joanesburgo, vive e trabalha na cidade do Cabo, considerado um dos mais talentosos fotógrafos da atualidade, desenvolve trabalho calcado na crítica social, incluindo trabalho sobre tuberculosos no Malawi, do genocídio em Ruanda, escravidão no Sudão, favelas no Brasil e comunidades de idosos e albinos na África do Sul.


Todas as entrevistas acontecerão no auditório da Casa da Cultura de Paraty sendo que , nos demais dias serão quatro rodadas de entrevistas às 10h:30, 15h, 17h e 19h. Os ingressos deverão ser comprados com um dia de antecedência. 

Casa da Cultura de Paraty - RJ

Ao lado da Igreja da Matriz será montada uma tenda (Tenda da Matriz - Espaço Multimídia), que terá um telão onde será transmitido ao vivo e de graça toda a programação de entrevistas do auditório da Casa da Cultura.


Tenda da Matriz - Espaço Multimídia

Além da transmissão simultânea das entrevistas a Tenda da Matriz receberá duas exposições, que se completam, da artista americana Penélope Umbrico. De um lado o trabalho intitulado Sunsets Portraits, apropriações do Flickr de fotografias do por do sol e do outro lado da parede o Tv from Craigslist, recortes de imagens das telas de tv.          

Penélope Umbrico também participará da mesa, Sonhos de Penélope,  na Casa da Cultura dia 25/09 das 15h às 16h:30 e do workshop, Apropriação - A Internet como Arquivo, dia 23/09 das 9h às 17h no Silo Cultural.


No Espaço Multimídia durante os intervalos das entrevistas (das 13h às 15h e das 21h às 22h), acontecerá a Sessão Intervalo com uma programação variada de documentários e vídeos do youtube com temas do festival e todas as noites a partir das 22h:30  acontecerão também as Noites de Projeção com uma programação experimental e complementar das atividades desenvolvidas durante o dia.


Exposições: o circuito de exposições será dividido em dois e todos com acesso gratuito.
Exposições/Circuito Galerias e Ocupações: serão 12 exposições distribuídas entre galerias e espaços inusitados de Paraty, durante todos os dias até às 22h.


Miguel Rio Branco estará na Galeria Zoom de 21/09 a 06/11 com a exposição Sem Texto, uma seleção de trabalhos feita especialmente para a Galeria Zoom de Paraty e participará da mesa Sempre Futuro dia 22/09 das 19h às 20h:30 na Casa da Cultura. Miguel Rio Branco nasceu em 1946 em Las Palmas de Gran Canária, Espanha, é pintor, fotógrafo, diretor de cinema, além de criador de instalações multimídia. Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro.  


Exposição/Circuito Noite: composto por 9 projeções nas ruas da cidade das 19h às 23h com vídeos e fotografias de trabalhos escolhidos pela organização que discutem de forma extrema o futuro, a fotografia e a imagem.



Roberta Carvalho é artista visual, designer e produtora cultural. Estudou artes visuais na Universidade Federal do Pará. Vive em Belém, cidade onde nasceu. Desenvolve trabalhos na área de imagem, intervenção urbana e vídeo arte. 
Seu projeto  Symbiosis, que consiste numa série de ações de projeção digital, videográfica ou fotográfica em copas de árvores no espaço público da cidade, poderá ser visto de 21 a 25/09 das 19h às 23h nas copas das árvores na Praça da Matriz.
Roberta Carvalho participará também da entrevista Diário Contemporâneo dia 22/09 das 10h:30 às 12h:30 na Casa Da Cultura


Workshops: serão mais de 400 vagas, distribuídas entre mais de 20 workshops. Cursos de um, dois ou três dias de duração, com profissionais nacionais e internacionais. Os cursos são uma oportunidade única para renovar o conhecimento e discutir as novas tendências frente a frente com grandes profissionais da fotografia mundial. Para participar é necessário fazer inscrição com antecedência.
Os Workshops acontecem dentro de salas de aula, auditórios, espaços informais e até no meio da Mata Atlântica.


Lançamento de livros, portfólios e revistas: Nas noites de quinta e sexta-feira a partir da 21h no Louge do Visitante irão acontecer os lançamentos com projeções e coquetel.


Leilão: Os leilões já são uma tradição do festival, acontecem desde a primeira edição. É uma rara oportunidade de adquirir obras de grandes fotógrafos, assim como de jovens talentos (brasileiros e estrangeiros), por preços acessíveis. O Leilão acontece no final da tarde de sábado no auditório da Casa da Cultura.


Lojinha: a lojinha do Paraty em Foco fica na Tenda da Matriz e funciona a partir das 10h da manhã, a novidade este ano são as bolsas personalizadas feitas com os banners usados ano passado. 


serão vendidos também pequenos livros-dobraduras, feitos com os cartazes do festival de 2010, criação do designes Marco Ponce, trazendo a ideia de sustentabilidade ao festival, os famosos cartazes dos artistas convidados, assinados pela designer Ekaterina Kholmogorova e ainda camisetas, lápis, fotolivros e muito mais.



programação completa: http://paratyemfoco.com/sobre/


consultas:



segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fim da FLIP 2011. O poeta Carlos Drummond de Andrade será homenageado na próxima Festa Literária Internacional de Paraty

A Festa Literária Internacional de Paraty 2011 chegou ao fim. O Festival deixou marcas importantes. João Ubaldo Ribeiro, por exemplo, voltou à Flip, após recusar convites em edições anteriores. João Ubaldo Ribeiro disse, entre outras curiosidades, que seu santo "nunca bateu com o de Guimarães Rosa" e que "quis escrever um livro romance bem escrito, grande e grosso", levando a plateia à gargalhada. Outro destaque foi o português Valter Hugo Mãe, que levou o público às lágrimas.
Para a próxima Flip, a homenagem será ao poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). O anúncio foi divulgado durante entrevista que avaliava os pontos altos da Flip 2011. (*Uma curiosidade é que em 2012 será comemorado o centenário do nascimento de Carlos Drummond de Andrade com 10 anos de atraso). Nasceu em Minas Gerais, em uma cidade cuja memória viria a permear parte de sua obra, Itabira. Posteriormente, foi estudar em Belo Horizonte e Nova Friburgo com os Jesuítas no Colégio Anchieta. Formado em farmácia, com Emílio Moura e outros companheiros, fundou "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil. No mesmo ano em que publica a primeira obra poética, "Alguma poesia" (1930), o seu poema Sentimental é declamado na conferência "Poesia Moderníssima do Brasil", feita no curso de férias da Faculdade de Letras de Coimbra, pelo professor da Cadeira de Estudos Brasileiros, Dr. Manoel de Souza Pinto, no contexto da política de difusão da literatura brasileira nas Universidades Portuguesas. Durante a maior parte da vida, Drummond foi funcionário público, embora tenha começado a escrever cedo e prosseguindo até seu falecimento em 1987 no Rio de Janeiro, doze dias após a morte de sua única filha, a escritora Maria Julieta Drummond de Andrade. Além de poesia, produziu livros infantis, contos e crônicas.


Escultura conhecida por todos os cariocas e turistas na praia de Copacabana

sexta-feira, 1 de julho de 2011

flip 2011 - Michele Petit - Dominique Gauzin Muller - Marie Ange Bordas


A escrita e o território

Este será o tema da primeira mesa da FLIP 2011 que pretende debater com a comunidade questões locais. Para promover o debate foram convidadas uma antropóloga, uma arquiteta e uma artista plástica.

Michele Petit


Antropóloga francesa, autora do livro "A arte de ler" que conta várias histórias sobre grupos de leitura em regiões de conflito, principalmente na América Latina. Um desses casos é sobre bibliotecários da Comuna 13, um conjunto de bairros pobres de Medellín, que mesmo sob o fogo cruzado entre guerrilheiros e paramilitares, encontravam na biblioteca e nas atividades promovidas pelos funcionários, um refúgio para a brutalidade da rotina. Segundo a autora, mais importante que a interpretação do texto é o encontro através do livro, que passa a ser um catalizador para discussões em grupo sobre questões pessoais ou coletivas.

Dominique Gauzin Muller


Arquiteta, autora e jornalista francesa, vivendo em Stuttgart (Alemanha) há 25 anos é especialista na área da construção sustentável. É apaixonada pela construção em madeira  e pela arquitetura ecológica, interessada nas relações entre arquitetura e sociedade e apresenta trabalhos sobre moradias econômicas em recursos naturais, em matérias primas e em energia.

Marie Ange Bordas



Artista plástica, jornalista e fotógrafa gaúcha, aborda temas sociais através da arte, juntando seu "faro" jornalístico investigativo à demanda poética e estética. Realiza workshops, cria instalações e exposições utilizando som, fotografia e vídeo para promover projetos participativos multidisciplinares com crianças e jovens refugiados ao redor do mundo.


Ano passado lançou, pela Companhia das Letrinhas, o 1º livro da série "Histórias da Cazumbinha" em parceria com Meire Cazumba e as crianças do quilombo Rio das Rãs, no sertão baiano. Este ano seu projeto é produzir, junto com jovens fotógrafos etíopes, um livro infantil em amárico, língua oficial da Etiópia.

consultas:

terça-feira, 28 de junho de 2011

Festa Ilha do Araújo


48ª Festa de São Pedro e São Paulo na ilha do Araújo




É nesse pequeno vilarejo que acontece uma das mais populares festas de Paraty. O povo caiçara, que tradicionalmente vive da pesca, encontra em São Pedro seu santo protetor e em sua homenagem são realizadas missas, novenas e procissões.
Um dia antes do dia 29/06 (dia de São Pedro e São Paulo) as imagens dos dois santos são levadas, em um barco de pesca pela própria comunidade, da igreja da ilha do Araújo até a Capelinha de Nossa Senhora das Dores, no centro histórico de Paraty.


No domingo seguinte, que este ano será dia 03/07, uma procissão marítima leva as imagens de volta à ilha. Barcos de pesca, baleeiras, saveiros e escunas enfeitados com bandeirinhas coloridas, participam da procissão e de um concurso que premiará os barcos mais enfeitados.
Em meio ao trajeto, os barcos param e recebem a benção do anzol, que é lançado ao mar, para que a pesca seja próspera durante todo o ano.

Comemorando também o fim do defeso do camarão, barracas de comida são montadas e o prato principal é o camarão. Tem bobó, strogonoffe e o tradicional camarão casadinho. 
Durante todo o dia muita música e shows com ciranda e forró, regata de canoas, torneio de futebol e leilão de prendas animam a festa.


consultas:



terça-feira, 21 de junho de 2011

FLIP 2011 - Miguel Nicolelis / Luis Felipe Pondé




"O humano além do humano"

A manipulação da natureza, pela ciência, para a emancipação do homem não acaba, entretanto, com as angústias e a precariedade essencial do ser humano. 
Este é o dilema a ser debatido entre o cientista Miguel Nicolelis e o filósofo Luis Felipe Pondé dia 07/07 às 19:30na mesa intitulada "o humano além do humano".


Miguel Nicolelis, nasceu em São Paulo em 1961 é médico neurocientista, professor titular de neurobiologia e engenharia biomédica do Centro de Neuroengenharia da Duke University. É hoje o cientista brasileiro mais importante com sua pesquisa sobre a fusão entre homens e máquinas, uma esperança para tetraplégicos e pacientes de Parkinson. Seu trabalho com próteses neurais integra a lista das "10 tecnologias que vão mudar o mundo" segundo o Massachussets Institute of Technology.





Luiz Felipe Pondé nasceu no Recife em 1959. É filósofo, doutor pela USP e pela Université de Paris VIII, pós doutor pela Universidade de Tel Aviv. Professor de ciência da religião na PUC-SP e de filosofia na FAAP, colunista da Folha de São Paulo e autor de diversos livros:
"O Homem Insuficiente" (2001)
"Crítica e profecia: filosofia da religião em Dostoiévski" (2003)
"Contra um mundo melhor" (2010)
e estará lançando na FLIP deste ano o livro:
"Para entender o catolicismo hoje" (2011)

Em um texto escrito por Pondé para a revista Serafina da Folha de São Paulo, ele escreve sobre a vida e a morte. "Estamos todos condenados a gargalhada da morte. A diferença é quem ri de volta para ela, dançando, ou quem chora de medo. Por isso Nietzsche dizia que o que move a vida da maioria é o ressentimento diante da gargalhada da morte que nos humilha."
"Aristóteles já dizia que o terror trágico (a desmedida, o desespero, a morte) que toma conta dos heróis nas tragédias gregas, nos contamina e nos enlouquece de paixão por eles. Mas por que? SIMPLESMENTE PORQUE ELES NÃO PARECEM TER MEDO COMO NÓS."






Consultas:


sábado, 18 de junho de 2011

Corpus Christi




Corpus Christi
É uma data criada pela igreja católica para comemorar a presença de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia. O pão e o vinho tornan-se o corpo e o sangue de Cristo.
Essa data foi instituída pelo papa Urbano IV em 1264.
Desenhos feitos com pó de serragem, flores e borra de café enfeitam as ruas formando um tapete por onde passará a procissão.




http://www.vivos.com.br/157.htm

sexta-feira, 17 de junho de 2011

FLIP 2011 - Edney Silvestre/Teixeira Coelho/Marcelo Ferroni


Ficções Entre Escombros

este é o nome da mesa que acontecerá no sábado 09/07 às 15hs e reunirá três autores brasileiros.





Edney Silvestre nasceu em Valença (RJ) em 1950 é jornalista e apresentador do programa: Espaço Aberto - Literatura da Globo News. 
Seu romance de estreia "Se eu fechar os olhos agora" ganhou o prêmio Jabuti de melhor romance em 2010. Com ar de romance policial o livro narra a investigação de dois garotos depois de encontrarem uma mulher morta, com o corpo mutilado, sem um dos seios, com a roupa rasgada e a nudez exposta. O ano é 1961 e como pano de fundo temos as mudanças políticas e sociais pelas quais passava o Brasil. Edney fala sobre sua geração, a ditadura de Getúlio Vargas e a pré-ditatura militar que se vivia na época.
Estará também lançando seu novo livro "A felicidade é fácil", um panorama dos anos 90 e da Era Collor.


Marcelo Ferroni




nasceu em São Paulo em 1974, é jornalista e editor da Alfaguara. Estreou, como escritor, com o livro de contos "Dia dos mortos" e virá à FLIP lançar seu primeiro romance "Método prático da guerrilha". Uma biografia ficcional de Che Guevara, ou seja, ele escreve impressões e sentimentos do guerrilheiro a partir de sua própria perspectiva.
Através de diários e relatórios, Ferroni apresenta os bastidores da ação, a formação das redes urbanas do movimento da esquerda internacional e as frentes de batalha, recriando em detalhes os acontecimentos daquela trágica (e por vezes cômica) guerrilha.

Teixeira Coelho


nasceu em Bauru (SP) em 1944 é museólogo, crítico de arte e professor de política cultural na USP. É curador do MASP e autor de diversos livros:
"As fúrias da mente" (1998)
"Guerras culturais" (2000)
"História natural da ditadura" (2006)
"A cultura e seu contrário"  (2009)
e do livro ganhador do Prêmio Portugal Telecom:
"O homem que vive - uma jornada sentimental" (2010). O livro conta a  história de um homem que volta à São Paulo depois de 8 anos em busca de seu "anjo", um amor do passado. É a busca pela felicidade, uma felicidade que se aproxima da noção de existência a partir do outro. Uma viagem interna em busca da mulher mítica, improvável mas não impossível assim como a neve que cai em São Paulo no dia em que a personagem chega à cidade.

Consultas:

terça-feira, 14 de junho de 2011

Bourbon Festival Paraty


 3ª Edição do Festival 
promete balançar Paraty


Este ano o festival vem com algumas novidades, terá dois palcos, um ao lado da Igreja Matriz e outro ao lado da Igreja Santa Rita, com shows gratuitos de dia e de noite.
A festa começa no cais da cidade com a Orleans St Jazz Band que percorrerá as ruas de Paraty durante os três dias do evento anunciando os shows e buskers (pessoas que se apresentam na rua como forma de arrecadar dinheiro) em dois pontos da cidade.
Na galeria Zoom de Fotografia, exposição de fotos do acervo permanente do Bourbon Street Music Club (clube paulistano responsável pelo evento) e sessões de cinema com apresentações de filmes temáticos no cinema de Paraty.
Nas noites de sexta e sábado, após os shows, o DJ Crizz comanda a festa e o som não para.
Veja programação completa: