48ª Festa de São Pedro e São Paulo na ilha do Araújo
É nesse pequeno vilarejo que acontece uma das mais populares festas de Paraty. O povo caiçara, que tradicionalmente vive da pesca, encontra em São Pedro seu santo protetor e em sua homenagem são realizadas missas, novenas e procissões.
Um dia antes do dia 29/06 (dia de São Pedro e São Paulo) as imagens dos dois santos são levadas, em um barco de pesca pela própria comunidade, da igreja da ilha do Araújo até a Capelinha de Nossa Senhora das Dores, no centro histórico de Paraty.
No domingo seguinte, que este ano será dia 03/07, uma procissão marítima leva as imagens de volta à ilha. Barcos de pesca, baleeiras, saveiros e escunas enfeitados com bandeirinhas coloridas, participam da procissão e de um concurso que premiará os barcos mais enfeitados.
Em meio ao trajeto, os barcos param e recebem a benção do anzol, que é lançado ao mar, para que a pesca seja próspera durante todo o ano.
Comemorando também o fim do defeso do camarão, barracas de comida são montadas e o prato principal é o camarão. Tem bobó, strogonoffe e o tradicional camarão casadinho.
Durante todo o dia muita música e shows com ciranda e forró, regata de canoas, torneio de futebol e leilão de prendas animam a festa.
Durante todo o dia muita música e shows com ciranda e forró, regata de canoas, torneio de futebol e leilão de prendas animam a festa.
consultas: